07/03/2014

Copa Paraíba de Futebol Sub 15 região do Sertão e Curimataú começa a ser decidida neste sábado


Depois de cinco meses de competição que envolveu 130 clubes, a Copa Paraíba de Futebol Sub 15, edição Sertão e Cariri, começa a ser decidida neste sábado (8). O primeiro jogo acontece em Patos, no estádio José Cavalcante, às 16h, com o duelo entre o Nacional e a Seleção de Monteiro. O jogo decisivo será em Monteiro, no próximo sábado (15), conforme sorteio realizado com a presença dos dois representantes e da comissão organizadora da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, a Copa Paraíba Sub 15 atingiu todas as regiões da Paraíba onde equipes do Litoral, Zona da Mata, Agreste, Curimataú, Brejo, Vale do Paraíba, Seridó, Cariri e Sertão tiveram a oportunidade de mostrar os novos valores do futebol. Ao todo, mais de 5 mil pessoas estiveram envolvidas na competição, entre atletas, técnicos, árbitros e dirigentes.
Para a primeira final, a arbitragem será de João Pessoa. Jackson Pereira será o árbitro principal enquanto que Jonas Fernandes e José Luís trabalharão como assistentes. “A comissão organizadora teve o cuidado de escalar uma arbitragem que não fosse de nenhuma das cidades envolvidas na decisão. A Sejel, para organizar a competição, pensou também na coerência em todos os aspectos para que tudo transcorra com normalidade”, disse o coordenador da competição, Raimundo Braga.
O técnico da seleção de Monteiro, Genival Silva, destacou a importância da realização da Copa. “Os garotos que têm o sonho de se tornarem jogadores profissionais estão empolgados para serem campeões, pois é uma oportunidade para aparecerem, já que vários olheiros de equipes profissionais acompanham as partidas”, frisou.
De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, a Copa é resultado de muito trabalho em todas as regiões. “O Governo não mediu esforço para atender aos quatros cantos do Estado nessa competição, o que representa a tentativa de levar o jovem para o caminho do esporte. E isso é resultado de muito investimento para que o esporte cresça cada vez mais na Paraíba”, concluiu Tibério. 

Fonte: Paraiba.pb.gov.br

Sabugy de Santa Luzia enfrentará Sociedade de Emas neste sábado pela Copa Sub 17 de Patos




O Sabugy de Santa Luzia joga neste sábado em Patos em jogo válido pela 3ª rodada da Copa Intermunicipal de Futebol Sub 17, competição organizada pela Liga Patoense de Futebol.
O representante do Vale do Sabugi enfrentará a Sociedade de Emas, o jogo terá inicio ás 14:30 horas e será realizado no Estádio José Cavalcanti.
A delegação sai de Santa Luzia ás 13:00 horas.
Informações de Chico do Rádio

Portal Esporte São José do Sabugi

Campeonato Riva Barros em Santa Luzia terá sua final neste sábado



O 1° Campeonato Riva Barros em Santa Luzia terá sua final neste sábado(08/03), o jogo será entre Anjos do Asfalto e Caça-Rato/Unifarma
Um grande jogo entre as duas melhores da competição que chegam a final após vencerem bem nas semifinais.
 
Na semifinal o Anjos do Asfalto venceu Aliança/Carrossel por 5 X 1, enquanto que o Caça-Rato/Unifarma venceu Monte/Team Silva Academia por 3 X 1.
 
Aliança/Carrossel 1 x 5 Anjos do Asfalto 
Caça-rato/Unifarma 3 x 1 Monte/Team Silva Academia

A final será realizada no Campo Esportivo Sacolão em Santa Luzia, com inicio ás 07:30 da manhã.
Informações de Riva Barros

Portal Esporte São Jose do Sabugi

Palmeiras vence Portuguesa e garante classificação para as quartas de finais do Paulistão


O Palmeiras garantiu classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira, o Verdão venceu a Portuguesa por 1 a 0 no Pacaembu e se consolidou na liderança do Grupo D do estadual, agora com 29 pontos. Com remotas chances de avançar para a próxima fase, a Lusa se manteve na quarta colocação do Grupo C, com 14 pontos, e ainda está ameaçada de rebaixamento – tem só a 14ª melhor campanha entre 20 participantes, sendo que os quatro últimos caem para a Série A2. O publico pagante foi de 9.984 torcedores, e a renda, de R$ 358.567,50.
Lúcio Palmeiras x Portuguesa (Foto: AE)Lúcio, em disputa de bola com Leandro, da Portuguesa (Foto: AE)
Depois de uma primeira etapa bastante movimentada, mas sem nenhum dos lados balançar a rede, as duas equipes voltaram para o segundo tempo mais ligadas. Em cinco minutos saíram os dois lances que mudaram o jogo. No primeiro, o árbitro Vinicius Furlan errou ao não marcar pênalti em toque de mão de William Magrão, mas isso não fez diferença para os palmeirenses, já que Juninho abriu o placar em cobrança de falta ensaiada.
Quando a torcida palmeirense ainda comemorava no Pacaembu, um susto. Rondinelly cruzou para a grande área, e William Magrão desviou para a rede. O auxiliar, porém, marcou impedimento e anulou corretamente o gol da Portuguesa. Quando a Lusa conseguiu criar, o ataque rubro-verde parou na excelente fase de Fernando Prass, autor de três grandes defesas e nome importante para a vitória alviverde.
Na próxima rodada, a 13ª do Paulistão, o Palmeiras vai até São José do Rio Preto enfrentar o Paulista de Jundiai, no domingo, às 18h30m (de Brasília). A Portuguesa só volta a campo na terça-feira, às 19h30m, contra o Bragantino.
Blitz inicial
Com três atacantes, o Palmeiras começou a partida tentando pressionar e manter a Portuguesa em seu campo de defesa. Apostando num setor ofensivo veloz, o time de Gilson Kleina envolveu o adversário com uma rápida troca de passes. Os avanços de Wendel e Juninho pelas alas, porém, não foram bem aproveitadas por Kardec e companhia.
Apesar de entrar em campo com três volantes, a equipe de Argel Fucks não se intimidou com a pressão inicial do Verdão. E começou a gostar do jogo depois dos dez minutos, principalmente com os cruzamentos para a grande área palmeirense. Pelo alto, Leandro e Henrique levaram perigo ao gol defendido por Fernando Prass antes dos 20 de bola rolando.
Em dificuldade na defesa, o Palmeiras apostou nas arrancadas de Patrick Vieira para tentar furar a retranca da Portuguesa. Aos 23, após boa jogada individual, o meia tocou para Alan Kardec na saída de Gledson, mas o atacante não conseguiu completar. Quatro minutos mais tarde foi a vez de Wesley arriscar de fora da área e quase marcar um lindo gol.
A boa movimentação do meio de campo alviverde acordou a torcida. Lúcio, Patrick Vieira e Alan Kardec tiveram boas chances de tirar o zero do marcador, mas a grande chance da primeira etapa veio aos 43. Vinicius desviou de cabeça e passou pelo defensor. Cara a cara com Gledson, o atacante tentou encobrir o goleiro, que conseguiu desviar a bola e evitar o gol palmeirense.
Arbitragem confusa
O grito de gol interrompido por diversas vezes pelas duas torcidas no Pacaembu durante o primeiro tempo não demorou a sair para os dois lados na segunda etapa. Mas só um valeu. Aos três minutos, o auxiliar viu toque de mão de William Magrão e marcou falta. Apesar de o lance ter sido dentro da grande área, Vinicius Furlan não deu a penalidade. Mas o lance acabou nem fazendo falta ao Verdão. Em cobrança ensaiada, Wesley rolou para Juninho soltar o pé e vencer o goleiro Gledson: 1 a 0.
A torcida alviverde ainda comemorava quando os rubro-verdes vibraram. Rondinelly cobrou falta fechada, e William Magrão desviou para o gol. A alegria da Lusa durou poucos segundos, já que o auxiliar anulou corretamente a jogada, anotando impedimento. Atrás do marcador, a Portuguesa partiu para o ataque. E foi aí que a estrela de Fernando Prass brilhou. Aos 20, a bola sobrou para Leandro, que arriscou chute forte de primeira, dentro da grande área. O goleiro caiu no canto esquerdo e conseguiu desviar antes de a bola tocar o travessão.
O camisa 25 ainda encontrou tempo para fazer mais duas boas defesas, em lances com Leandro e Henrique. Preocupado em fortalecer a defesa e conter os avanços de Gabriel Xavier, o técnico Gilson Kleina resolveu fechar o time. Além das entradas de Bruno César e Rodolfo nas vagas de Vinicius e Patrick Vieira, o treinador optou por colocar França no lugar de Mendieta. A tática deu certo, e o Verdão conseguiu segurar a vitória que garante a equipe nas quartas de final do Paulistão.

Globoesporte.com

Sport goleia Santa Cruz e volta a liderança do pernabucano


Eram cinco Clássicos das Multidões de invencibilidade coral. O retrospecto incomodava tanto quanto as quatro vitórias do Santa na Ilha do Retiro nos últimos cinco confrontos. Nos dois mais recentes, o estádio rubro-negro virou palco de festas de título tricolor. A torcida do Sport estava engasgada. E o sentimento contagiou o time. No primeiro duelo de 2014, enfim, a festa mudou de cor. Em casa, o Leão jogou como autêntico mandante na noite desta quinta-feira. Desde o primeiro minuto. Sufocante. Aos 29 do primeiro tempo, já vencia por 3 a 0.
Felipe Azevedo, duas vezes, e Patric balançaram as redes de Tiago Cardoso, o 'fantasma' do Sport nos últimos anos - com atuações impecáveis diante do rival nos anos do tricampeonato estadual tricolor. O resultado devolveu ao Rubro-negro a liderança do Hexagonal do Segundo Turno, agora com 10 pontos, dois a mais que Náutico e Salgueiro. O Santa segue com apenas 5, em 5º, fora da zona de classificação para as semifinais. Já são quatro jogos sem vitória tricolor.

O Sport se reencontrou após dois tropeços consecutivos: o empate com o Central, na Ilha, e a derrota para o Náutico, na Arena, antes da parada do carnaval. Respirou Eduardo Baptista. Seria complicado para um técnico ainda em busca de afirmação digerir o terceiro revés consecutivo. Na próxima rodada, o Leão visita o Central, domingo, no Luiz Lacerda, em Caruaru, enquanto o Santa recebe o Salgueiro no Arruda. O jogo desta quinta foi apenas o primeiro da série de clássicos entre Sport e Santa Cruz nas próximas semanas. Mais um pelo Pernambucano, dia 26, além de dois pela semifinal da Copa do Nordeste, nos dias 12 e 19.

Sport x Santa Cruz felipe azevedo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Felipe Azevedo festeja o primeiro gol rubro-negro (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
'Atropelo' rubro-negro
Felipe Azevedo só precisou de cinco minutos para justificar a aposta do técnico Eduardo Baptista. Novidade na escalação, de volta ao time titular na vaga do jovem Érico Júnior, justo ele, um atacante tão criticado pela falta de gols, deu início ao atropelo rubro-negro no primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Aílton, Raul rebateu mal de cabeça, e Felipe pegou firme de primeira. Um chute seco. Indefensável. No ângulo de Tiago Cardoso. Sport 1 a 0.
O gol incendiou a Ilha do Retiro. E fez jus à postura acesa do Leão desde o primeiro minuto. Tão ou mais surpreendente quanto o primeiro gol foi o segundo. Aos 16, Neto Baiano, mesmo de costas para a meta tricolor e marcado de perto por Renan Fonseca, enxergou a entrada de Patric. O centroavante rubro-negro acertou um belo passe. O lateral-direito aproveitou, dominou na coxa e fuzilou Tiago Cardoso. Sport 2 a 0.
Chamava atenção o desenho dos times em campo mesmo depois do segundo gol. O Sport continuou com a posse da bola, e o Santa Cruz com quase todo o time postado da linha do meio de campo para trás. Resultado: com apenas 29 minutos, o Leão chegou ao terceiro. Fruto de outro passe primoroso de Neto Baiano. Que Felipe Azevedo, em noite iluminada, completou com um toque por cobertura. Tiago Cardoso ficou vendido Parecia mentira. Sport 3 a 0 com menos de 30 minutos de jogo.
Jogo resolvido
A leitura do jogo na volta do intervalo foi uma só: o Sport visivelmente se deu por satisfeito, enquanto o Santa Cruz acusou o golpe. No lance mais perigoso, Oziel ainda conseguiu colocar uma bola na trave de Magrão aos 37 minutos. Mas apesar das tentativas instintivas de se lançar ao ataque, o time coral já começou o segundo tempo 'entregue'.

O técnico Vica tentou mudar o cenário. Entrou Flávio Caça-Rato, o xodó da torcida tricolor e talismã do título pernambucano de 2013, quando marcou um dos gols da vitória sobre o Sport na mesma Ilha do Retiro. Desta vez, o atacante foi tão coadjuvante quanto o resto do time. Léo Gamalho ainda incomodou a defesa rubro-negra. Pouco para a distância imposta no placar.

No fim, o estreante Bruninho, ex-Flamengo, ainda teve a chance de ampliar o resultado, mas chutou em cima de Tiago Cardoso. Minutos antes, ele substituiu Felipe Azevedo. Um dos jogadores mais questionados pela torcida do Sport nos últimos tempos.  Aplaudido nesta quinta. O nome do atacante virou coro no meio dos rubro-negros. O desfecho de uma noite atípica na Ilha do Retiro, se tomado como base o histórico recente entre os rivais.


Globoesporte.com

Na estreia dos dois técnicos, Santa Cruz de Santa Rita vence Campinense e sai do Z2



Santa Cruz de Santa Rita e Campinense se enfrentaram na noite desta quinta-feira em jogo que marcou o reencontro entre os técnicos Wamberto Firmino e Freitas Nascimento, que faziam suas estreias pelo Tricolor e pela Raposa. Melhor para o time de Santa Rita, que venceu por 1 a 0 a partida realizada no Almeidão e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Paraibano.
O único gol do jogo foi marcado por Deivinho e o resultado levou o Santa aos 11 pontos, dois a mais que a Queimadense, primeiro time no Z-2. Já a Raposa permaneceu com 20 pontos, na quarta colocação, quatro abaixo do G-2.
Santa Cruz e Campinense voltam a campo no próximo domingo, em jogos válidos pela 13ª rodada. O Tricolor volta a atuar no Almeidão, onde recebe a Queimadense às 15h30. Já a Raposa joga em casa, no Amigão, contra o já rebaixado Sport Campina, em confronto marcado para as 18h15.
Jogo equilibrado na primeira etapa
Santa Cruz e Campinense entraram em campo sabendo que o empate não seria com para ninguém. E os dois times fizeram um primeiro tempo movimentado e se revezaram no ataque. A Raposa insistiu muito nas investidas pela direita, geralmente com Zé Leandro. Mas com Wanderley muito isolado na frente, o Rubro-Negro se deu melhor nos chutes de longe, quando forçou o goleiro Léo Russo a fazer boas defesas e se destacar pelo Tricolor.
Já o Santa conseguiu boas trocas de passes na linha de frente e teve o seu melhor momento já no final da primeira etapa. Foi aos 44 minutos, quando Pelado fez boa jogada e chutou a bola na trave. Na sobra, Jhon quase conseguiu empurrar para dentro, mas a defesa rubro-negra desviou para escanteio.
A falta de sintonia entre o meio de campo e o ataque foi um problema nos dois times, que não conseguiram tirar o zero do placar antes de descerem para os vestiários no intervalo.
Santa perde pênalti, mas, com um a mais, consegue gol salvador
A segunda etapa começou já com muita emoção. Logo no primeiro minuto, a defesa do Campinense bateu cabeça. Wellington recuou mal para o goleiro Ivan, e Jhon ficou com a bola para o Santa Cruz. Zé Leandro, então, fez derrubou o meia tricolor na área e o árbitro marcou pênalti. O lateral rubro-negro recebeu cartão amarelo pela falta, reclamou e acabou expulso. Eduardo Guarabira foi para a cobrança, mas mandou para fora, desperdiçando a melhor oportunidade da Cobra Coral na partida.
Daí para frente, Freitas Nascimento, que já havia feito uma mexida no Campinense durante o intervalo, queimou as duas substituições a que tinha direito para recompor o time. E a Raposa melhorou em campo. Mesmo com um a menos em campo, criou grandes oportunidade de abrir o placar. Na melhor delas, aos 33 minutos, David cobrou falta com jeito e carimbou o travessão do goleiro Léo Russo.
Mas aos 41 minutos, o Santa Cruz fez valor a sua superioridade numérica. Após chute cruzado de Tácio, a defesa da Raposa afastou parcialmente e Deivinho pegou de primeira, de fora da área e mandou rasteiro no canto de Ivan, abrindo o placar para o Tricolor. Aí foi só segurar o resultado e festejar os três pontos.
Santa Cruz 1 x 0 Campinense
Santa Cruz: Léo Russo, Cesinha (Júnior Maceió), Pelado, Maceió e Eduardo Guarabira (Somália); Deivinho (Betinho), Marcílio, Ivan e Jhon Oliveira; Carlinhos e Tácio.
Ivan, Zé Leandro, Rambo, David Queiroz e David Campinense: Wellington (Osvaldir); Danilo Portugal, Valdo (Diego Capela) e Anderson Ataíde (Marielson); Tiago Ferreira e Wanderley.
Técnico: Wamberto Firmino.
Técnico: Freitas Nascimento.
Gols: Deivinho aos 41 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Wanderley, Zé Leandro, David (Campinense). Cartão vermelho: Zé Leandro (Campinense).
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB. Competição: Campeonato Paraibano 2014 (11ª rodada da 1ª fase). Arbitragem: José Renato, Luiz Felipe e José Maria Neto.

Globoesporte.com/PB

06/03/2014

Confira os jogos da 2ª rodada do Campeonato de Veteranos da Liga Parelhense



O Campeonato de Veteranos da Liga Parelhense de Desportos terá prosseguimento neste final de semana com seis jogos válidos pela 2ª rodada, confira:

Sábado(08/03):

Grupo A (Em Santana do Seridó):
15:30 H: Associação Santanesne  X  São Vicente do Seridó

Grupo B (No Povoado Juazeiro):
15:30 H: Grêmio da Cachoeira X Atenda de Jardim do Seridó

Domingo(09/03):

Grupo A (Em Santana do Seridó):
08:30 H: Seleção de Equador  X  São José de São José do Sabugi
15:30 H: Centenário de Parelhas  X  Seleção de Soledade

Grupo B (No Povoado Juazeiro):
08:30 H: União de Jardim do Seridó  X  15 de Agosto de Acari
15:30 H: Tavares do Juazeiro X São Paulo de Jardim do Seridó

Portal Esporte São José do Sabugi

Veja os Grupos e a Tabela Oficial do Campeonato Paraibano Sub 17 2014





Grupo 1 Grupo Central 2: FLAMENGO FC-JP, PARAHYBA EC-JP, SERRANO FC CAMPINA GRANDE-PB e SANTA CRUZ FC SANTA RITA -PB;

Grupo 2 Grupo Central 1: SANTOS-JP , BOTAFOGO FC-JP, AMÉRICA FC-JP e PAULISTANO FC-JP;

Grupo3 Grupo Norte: ATLÉTICO FC-JP, ESCORPIOS FC-JP, SANTOS FC DE CABEDELO-PB  e PALMARES FC-JP;

Grupo 4 Grupo Leste 1: PALMEIRAS FC-JP, A.D MARRETINHA-JP, CELESTE EC-JP e FLUMINENSE FC-JP;

Grupo 5 Grupo Leste 2: PADRE ZÉ FC-JP, A.A PORTUGUESA-JP, PONTE PRETA FC-JP e DIAMANTE FC-JP;

Grupo 6 Grupo Sul 1: FORÇA CM-JP, FEMAR FC-JP, S.E AVAÍ-JP e ESPARTAX FC-JP;

Grupo 7 Grupo Sul 2: AUTO ESPORTE CLUBE-JP, ABC FC-JP, FELIPÉIA FC -JP e TREZE DE MAIO-JP.

TABELA OFICIAL DO CAMPEONATO PARAIBANO JUVENIL 2014:



Fonte: Categorias PB de Base

Auto Esporte vence Atlético e divide liderança do Paraibano com o Sousa


O Auto Esporte chegou à liderança do Campeonato Paraibano. Na noite desta quinta-feira, o Alvirrubro venceu o Atlético de Cajazeiras por 1 a 0 e empatou com o Sousa com 24 pontos, mas soma mais vitórias que o Dinossauro. O gol único da vitória alvirrubra foi marcado por Gustavo no segundo tempo.
Vale lembrar que o Auto ainda tem três jogos para cumprir, todos em casa, enquanto o Sousa e o CSP, por exemplo, têm apenas dois. O Atlético, por sua vez, estacionou com 15 pontos, na quinta colocação, e não tem mais chances de classificação para a semifinal já nesta primeira fase.
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela 13ª rodada. O Atlético encara o CSP no Almeidão em jogo marcado para as 15h30. Já o Auto joga novamente no Almeidão, onde recebe o Sousa às 18h15.
Jogo corrido na primeira etapa
Auto e Atlético fizeram um primeiro tempo bastante movimentado no Almeidão. Em determinados momentos, os dois times protagonizaram um 'lá e cá' que agitou a torcida nas arquibancadas.
Auto Esporte x Atlético de Cajazeiras, no Estádio Almeidão, pelo Campeonato Paraibano 2014 (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb) 
Primeiro tempo no Estádio Almeidão foi bem movimentado(Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/PB)
Pelo lado do Atlético, Cleitinho foi o principal articulador das jogadas ofensivas. O meia foi o primeiro a arriscar um chute de longe, mas errou o alvo. A chegada mais perigosa do Trovão Azul foi aos 13 minutos, quando Júnior Mineiro forçou o goleiro Rodrigues a fazer uma boa defesa.
Já o Auto Esporte tentou várias triangulações, sobretudo entre Beto, Josimar e Mael, e essa foi a principal arma do time, além dos cruzamentos na área. Mas foi em cobrança de falta de Gustavo que o Alvirrubro quase abriu o placar, mas Bel salvou o Atlético com bela defesa. E os dois times desceram para os vestiários com o placar inalterado.
Jogo cai de produção e Gustavo resolve para o Auto
Os dois times voltaram para o segundo tempo sem alterações e com o ritmo bem mais lento que no primeiro tempo. Os primeiros minutos foram de pouca criatividade de ambas as partes, o que fez a torcida do Auto ficar quieta na arquibancada. Mas isso durou apenas até os 18 minutos. Foi quando Gustavo arrancou forte pela direita, invadiu a área driblando e tocou cruzado, no canto de Bel. Estava aberto placar: Auto Esporte 1, Atlético 0.
Daí para a frente, os técnicos mexeram nos times, e o Auto seguiu tentando jogar no erro do Atlético, se fechou e buscou os contra-ataques, mas sem sucesso. O Atlético, por sua vez, tentava ir ao ataque para empatar, mas esbarrava na falta de criatividade.
Aos 42 minutos, a vida do Auto ficou ainda mais fácil. Cleiton Cearense reclamou de forma veemente com a arbitragem e foi expulso. Foi a deixa para os donos da casa tocarem a bola e administrarem o resultado, que levou o Clube do Povo à liderança do estadual.
Auto Esporte 1 x 0 Atlético
Auto Esporte: Rodrigues, Gustavo, Camutanga, Léo Oliveira e Danilo Itaporanga; Nal, Mael (Maicon), Léo Lima e Sóstenes (Léo Olinda); Beto (Gil Paraíba) e Josimar.
Atlético: Bel, Carvalho, Erilson, Marconi e Cleiton Cearense; Dinho (Léo Amaro), Frota, Téo e Cleitinho; Júnior Mineiro e Flavinho.
Técnico: Jazon Vieira.
Técnico: Washington Lobo.
Gols: Gustavo aos 18 minutos do 1º tempo.
Cartões: Gustavo (Auto Esporte); Dinho, Erilson, Carvalho, Frota (Atlético).
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa-PB. Competição: Campeonato Paraibano 2014 (11ª rodada da 1ª fase). Arbitragem: Éder Caxias, Griselildo Dantas e Felipe Messias.

Globoesporte.com/PB

MAIS TAPETÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO: STJD suspende publicações das tabelas das Séries C e D do Brasileiro


Em decisão publicada na última quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou a suspensão da publicação das tabelas das Séries C e D do Campeonato Brasileiro de 2014. Em virtude da pausa para o carnaval, a CBF ainda não foi notificada e ainda não divulgou o cumprimento da ordem do tribunal. 
No documento, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, determinou a suspensão das duas competições até que seja resolvido imbróglio jurídico envolvendo o Betim. O clube mineiro, que ainda luta para voltar a se chamar Ipatinga, foi rebaixado para a Série D após decisão do tribunal. No entanto, um dia antes de a tabela da Terceirona ser divulgada, a diretoria do time do Vale do Aço obteve uma liminar na 4ª Vara Cível de Betim que o recolocou na Terceira Divisão.
O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, confirmou que a entidade ainda não foi notificada, mas cumprirá a decisão. Segundo ele, a CBF já entrou com pedido de recurso para cassar a liminar obtida pelo time mineiro e confirmar o rebaixamento da equipe para a Quarta Divisão.
- Não tenho conhecimento dessa decisão, mas assim que a CBF for notificada, ela cumprirá a determinação. Temos que cumprir todas as determinações do STJD. A CBF já tomou todas as medidas necessárias em relação ao Betim há muito tempo, e estamos apenas aguardando a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - relatou Carlos Eugênio Lopes.
Decisão do STJD suspende Série C e Série D (Foto: Reprodução/STJD)Decisão do STJD suspende Série C e Série D (Foto: Reprodução/STJD)


Tal briga jurídica teve início ainda na primeira fase da Série C do ano passado, quando o time foi excluído da competição após determinação da Fifa, que o puniu por ter acionado a justiça comum. O imbróglio seguiu até as quartas de final do torneio, que chegou a ter o Mogi Mirim na vaga do Betim. Entretanto, o clube conseguiu liminar que o recolocou no torneio e disputou a fase final diante do Santa Cruz, quando foi eliminado. Quinto colocado na Série D do ano passado, o Tiradentes já entrou na briga para conquistar uma vaga na Terceira Divisão de 2014. O time cearense espera que o rebaixamento do Betim seja confirmado para conquistar um lugar na Série C.
Na decisão publicada na última quinta-feira, Flávio Zveiter diz que "o conflito de decisões e atribuições" entre  entre a decisão proferida pelo Pleno do STJD nos presentes autos onde foi aplicado ao Betim Esporte Clube a sanção prevista no item 64 do Código Disciplinar da FIFA com o seu consequente rebaixamento para a serie D do Campeonato Brasileiro e, a decisão proferida pelo Juiz de direito da 4ª Vara Cível de Betim que determinou que a Confederação Brasileira de Futebol não cumpra a decisão proferida pelo STJD". Com base nisto, o presidente do tribunal determinou a suspensão das duas competições.
Entenda o caso
Em setembro do ano passado, o Betim foi excluído da Série C pelo STJD por ter acionado a justiça comum antes que todas as instâncias da Justiça Desportiva fossem esgotadas. Na ocasião, a equipe havia sido punida pela Fifa com a perda de seis pontos por uma dívida com o The Strongest, referente à negociação do atacante Pablo Escobar, em 2008. Os mineiros conseguiram uma liminar que os garantiram na Série C. 
A equipe terminou a primeira fase na quarta posição do Grupo B, mas após julgamento no Pleno do STJD, perdeu seis pontos, o que a tirou das quartas de final do torneio. O Mogi Mirim foi beneficiado e se classificou no lugar do time mineiro para enfrentar o Santa Cruz. Entretanto, antes do duelo entre pernambucanos e paulistas, o Betim obteve nova liminar, que assegurava seu retorno ao torneio. Em campo, o Betim perdeu os dois confrontos para o Santa Cruz e foi eliminado.
Em fevereiro deste ano, o STJD determinou o rebaixamento do time do Vale do Aço para a Série D da competição nacional e o multou em R$ 30 mil. Porém, no último dia 19 de fevereiro, o clube obteve liminar na 4ª Vara Cível de Betim que o recolocou na Terceira Divisão.

Globoesporte.com/PB

Atlético-MG ganha posições e é o 6º melhor time do mundo, segundo a IFFHS


Galo está 100% na Libertadores 2014
Galo está 100% na Libertadores 2014 / Crédito: Divulgação / Atlético-MG
O Atlético-MG continua com a moral em alta com a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol). Nesta quarta-feira, o órgão divulgou seu ranking atualizado dos 100 melhores clubes do mundo, referente ao mês de fevereiro.
Na lista, o Galo segue sendo o brasileiro mais bem representado. Com duas vitórias na atual edição da Libertadores, o time alvinegro subiu três posições em relação a janeiro e agora é 6º melhor clube do mundo, com 238 pontos ganhos.
A liderança da lista está sob tutela do Bayern de Munique, que soma 370 pontos. O vice-líder é o Real Madrid, com 301 pontos, seguido pelo Barcelona, que acumula 270 pontos.
Os pontos são distribuídos de acordo com o desempenho dos times nas ligas locais e campeonatos continentais. No caso do Brasil, os pontos são baseados nos estaduais de primeira divisão e Libertadores, torneios em disputa neste início de ano.
Depois do Galo, o melhor brasileiro é o Grêmio, na 33ª colocação, com 182 pontos. Atlético-PR (61º); São Paulo (63º); Corinthians (66º) e Botafogo (87º) também figuram no 'top 100'.
Para conferir o ranking completo de clubes da IFFHS, clique aqui
Confira os 10 melhores clubes do mundo em fevereiro, segundo a IFFHS:
1º Bayern de Munique (ALE) - 370 pontos
2º Real Madrid (ESP) - 301 pontos
3º Barcelona (ESP) - 270 pontos
4º Chelsea (ING) - 262 pontos
5º Atlético de Madri (ESP) - 239 pontos
6º Atlético-MG (BRA) - 238 pontos
7º Basel (SUI) - 234 pontos
Independiente Santa Fé (COL) - 234 pontos
Fiorentina (ITA) - 234 pontos
10º Borussia Dortmund (ALE) - 233 pontos

Redação Placar

COPA BRASIL NORDESTE DE BASQUETE, FACISA E CABO BRANCO REPRESENTARÃO A PARAÍBA


Com data de disputa definida para o período de 4 a 6 de abril a Copa Brasil Nordeste 2014 será disputada por 9 equipes de cinco estados da Região. Facisa e Cabo Branco, respectivamente campeã e vice, do último Campeonato Paraibano, representarão o nosso estado em busca de uma vaga para a Supercopa Brasil.
Além dos nosso representantes, também participarão do evento as equipes do América de Natal (Rio Grande do Norte), CRB (Alagoas), Náutico e Santa Cruz (Pernambuco) e Vitória/Faculdade 2 de Julho (Bahia), que representam entidades com destaque no futebol nordestino. Completam a lista a Academia TBJ/Petrobahia/UNIRB (Bahia) e o Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco).
De acordo com o regulamento, as nove equipes foram divididas em três grupos, que se enfrentam em turno único na primeira fase. O vencedor de cada chave e o time com melhor índice técnico de A, B e C, classificado em segundo lugar, estão classificados para a Fase Final. Os dois primeiros colocados garantem a vaga na Supercopa Brasil.
A distribuição das equipes nos grupos será a seguinte:
Grupo I
Local: Santo Agostinho (PE)
Chave “A”: Cabo de Santo Agostinho (PE), CRB (AL) e 2º colocado do Campeonato Baiano
Chave “B”: Náutico (PE), Santa Cruz (PE) e 1º colocado do Campeonato Baiano

1ª rodada – Dia 4 de abril
18h00 – Náutico (PE) x Santa Cruz (PE)
20h00 – Cabo (PE) x CRB (AL)
2ª rodada – Dia 5 de abril
16h00 – CRB x 2º colocado do Campeonato Baiano
18h00 – Santa Cruz x 1º colocado do Campeonato Baiano
3ª rodada – Dia 6 de abril
09h00 – 1º colocado do Campeonato Baiano x Náutico (PE)
11h00 – 2º colocado do Campeonato Baiano x Cabo (PE)
OBS: O playoff final do Campeonato Baiano, entre Vitória/Faculdade 2 de Julho e TBJ/Petrobahia/Unirb, está marcado para os dias 23 e 25 de fevereiro e 15 de março (se necessário).

Grupo II
Local: Campina Grande (PB)
Grupo “C”: América (RN), Cabo Branco (PB) e Facisa (PB)
1ª rodada – Dia 4 de abril
20h00 – Cabo Branco (PB) x Facisa (PB)
2ª rodada – Dia 5 de abril
18h00 – América (RN) x Cabo Branco (PB)
3ª rodada – Dia 6 de abril
12h00 – Facisa (PB) x América (RN)

Fonte: Basket Paraiba

Na estreia de Diego Costa, Espanha vence a Ítalia em Madrid


 
Diego Costa jogo Espanha e Itália (Foto: EFE) 

Diego Costa tenta cabecear após um dos inúmeros cruzamentos da Espanha no primeiro tempo em Madri (Foto: EFE)
Diego Costa passou em branco na sua estreia com a camisa da Espanha, mas os atuais campeões mundiais não decepcionaram a torcida em Madri. Jogando no Estádio Vicente Calderón, o time da casa derrotou a Itália por 1 a 0, graças ao gol de Pedro aos 17 minutos do segundo tempo.
Foi o quarto duelo entre as duas seleções nos últimos dois anos, com boa vantagem dos espanhóis. Ele venceram a final da Eurocopa de 2012 (4 a 0) e eliminaram os italianos na semifinal da Copa das Confederações, nos pênaltis, no ano passado. Neste período, a Itália tem como melhor resultado o empate por 1 a 1 na fase de grupos da Eurocopa. O amistoso foi precedido de uma homenagem a Luis Aragonés, morto no início de fevereiro. Aragonés foi o responsável por montar a equipe espanhola que encerrou seu jejum de títulos na Eurocopa de 2008 e manteve o caminho de conquistar na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Após a cerimônia, a Itália foi a campo sem Balotelli e De Rossi, lesionados. Pirlo ficou no banco de reservas - entrou depois do intervalo. Entre os titulares, estavam os argentinos Paletta e Osvaldo e o brasileiro Thiago Motta, todos naturalizados italianos.
Do lado espanhol, Piqué e Puyol ficaram de fora. A novidade foi mesmo Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol, que fez sua estreia diante de um público modesto no estádio do seu time, o Atlético de Madrid. O atacante teve atuação discreta, com pouca participação no famoso toque de bola espanhol. E só levou perigo mesmo aos 35 minutos do segundo tempo, quando recebeu na direita e bateu rasteiro, rente à trave direita de Buffon.
Os melhores lances espanhóis saíam dos pés de Fàbregas, no primeiro tempo, e David Silva, na etapa final. O único gol da partida surgiu com Pedro, aproveitando sobra dentro da área. Ele bateu rasteiro e a bola passou por baixo de Buffon, aos 18 do segundo tempo.
Pela Itália, Cerci, pela direita, e Osvaldo, pelo meio, eram os mais perigosos. O primeiro foi o responsável pela melhor chance dos italianos. Aos 3 minutos de jogo, ele acertou o travessão em cruzamento despretensioso, surpreendendo a defesa espanhola. No rebote, porém, os italianos não aproveitaram a chance.
O amistoso fez parte da preparação das duas seleções para a Copa do Mundo. Atual campeã, a Espanha terá pela frente no Grupo B a Holanda, rival derrotada na final de 2010, o Chile e a Austrália. A Itália terá um desafio ainda mais complicado. No Grupo D, o "da morte", vai enfrentar Inglaterra, Uruguai, ambos campeões mundiais, e Costa Rica.
 
 

Agência Estado

São José Sub 17 faz amistoso domingo no Estádio Domingão em preparação para o Torneio Peneirão do ABC de Natal dia 16




O São José Sub 17 de São José do Sabugi realizará uma partida amistosa no próximo domingo(09/03) a partir das 16:00 horas no Estádio Domingão, o adversário será a Escola Aliança de Santa Luzia que é comandada por Riva Barros.
O treinador do São José Sub 17, Nino avisa também a todos os atletas das categorias sub 17 e sub 15 que haverá treino no Estádio Domingão sábado a partir das 07:30 da manhã.
Esse amistoso servirá de preparação da equipe para o Torneio Peneirão do ABC de Natal que será realizado em São José do Sabugi no dia 16 de março, e avisamos as escolinhas da região que se interessarem em participar do Torneio Peneirão do ABC é só entrar em contato com João Henrique pelo telefone (83)9902-6555, as vagas são limitadas.

Portal Esporte São José do Sabugi

COPA BRASIL NORDESTE DE BASQUETE, FACISA E CABO BRANCO REPRESENTARÃO A PARAÍBA


Com data de disputa definida para o período de 4 a 6 de abril a Copa Brasil Nordeste 2014 será disputada por 9 equipes de cinco estados da Região. Facisa e Cabo Branco, respectivamente campeã e vice, do último Campeonato Paraibano, representarão o nosso estado em busca de uma vaga para a Supercopa Brasil.
Além dos nosso representantes, também participarão do evento as equipes do América de Natal (Rio Grande do Norte), CRB (Alagoas), Náutico e Santa Cruz (Pernambuco) e Vitória/Faculdade 2 de Julho (Bahia), que representam entidades com destaque no futebol nordestino. Completam a lista a Academia TBJ/Petrobahia/UNIRB (Bahia) e o Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco).
De acordo com o regulamento, as nove equipes foram divididas em três grupos, que se enfrentam em turno único na primeira fase. O vencedor de cada chave e o time com melhor índice técnico de A, B e C, classificado em segundo lugar, estão classificados para a Fase Final. Os dois primeiros colocados garantem a vaga na Supercopa Brasil.
A distribuição das equipes nos grupos será a seguinte:
Grupo I
Local: Santo Agostinho (PE)
Chave “A”: Cabo de Santo Agostinho (PE), CRB (AL) e 2º colocado do Campeonato Baiano
Chave “B”: Náutico (PE), Santa Cruz (PE) e 1º colocado do Campeonato Baiano

1ª rodada – Dia 4 de abril
18h00 – Náutico (PE) x Santa Cruz (PE)
20h00 – Cabo (PE) x CRB (AL)
2ª rodada – Dia 5 de abril
16h00 – CRB x 2º colocado do Campeonato Baiano
18h00 – Santa Cruz x 1º colocado do Campeonato Baiano
3ª rodada – Dia 6 de abril
09h00 – 1º colocado do Campeonato Baiano x Náutico (PE)
11h00 – 2º colocado do Campeonato Baiano x Cabo (PE)
OBS: O playoff final do Campeonato Baiano, entre Vitória/Faculdade 2 de Julho e TBJ/Petrobahia/Unirb, está marcado para os dias 23 e 25 de fevereiro e 15 de março (se necessário).

Grupo II
Local: Campina Grande (PB)
Grupo “C”: América (RN), Cabo Branco (PB) e Facisa (PB)
1ª rodada – Dia 4 de abril
20h00 – Cabo Branco (PB) x Facisa (PB)
2ª rodada – Dia 5 de abril
18h00 – América (RN) x Cabo Branco (PB)
3ª rodada – Dia 6 de abril
12h00 – Facisa (PB) x América (RN)

Fonte: Basket Paraiba

Na estreia de Diego Costa, Espanha vence a Ítalia em Madrid


 
Diego Costa jogo Espanha e Itália (Foto: EFE)Diego Costa tenta cabecear após um dos inúmeros cruzamentos da Espanha no primeiro tempo em Madri (Foto: EFE)
Diego Costa passou em branco na sua estreia com a camisa da Espanha, mas os atuais campeões mundiais não decepcionaram a torcida em Madri. Jogando no Estádio Vicente Calderón, o time da casa derrotou a Itália por 1 a 0, graças ao gol de Pedro aos 17 minutos do segundo tempo.
Foi o quarto duelo entre as duas seleções nos últimos dois anos, com boa vantagem dos espanhóis. Ele venceram a final da Eurocopa de 2012 (4 a 0) e eliminaram os italianos na semifinal da Copa das Confederações, nos pênaltis, no ano passado. Neste período, a Itália tem como melhor resultado o empate por 1 a 1 na fase de grupos da Eurocopa. O amistoso foi precedido de uma homenagem a Luis Aragonés, morto no início de fevereiro. Aragonés foi o responsável por montar a equipe espanhola que encerrou seu jejum de títulos na Eurocopa de 2008 e manteve o caminho de conquistar na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Após a cerimônia, a Itália foi a campo sem Balotelli e De Rossi, lesionados. Pirlo ficou no banco de reservas - entrou depois do intervalo. Entre os titulares, estavam os argentinos Paletta e Osvaldo e o brasileiro Thiago Motta, todos naturalizados italianos.
Do lado espanhol, Piqué e Puyol ficaram de fora. A novidade foi mesmo Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol, que fez sua estreia diante de um público modesto no estádio do seu time, o Atlético de Madrid. O atacante teve atuação discreta, com pouca participação no famoso toque de bola espanhol. E só levou perigo mesmo aos 35 minutos do segundo tempo, quando recebeu na direita e bateu rasteiro, rente à trave direita de Buffon.
Os melhores lances espanhóis saíam dos pés de Fàbregas, no primeiro tempo, e David Silva, na etapa final. O único gol da partida surgiu com Pedro, aproveitando sobra dentro da área. Ele bateu rasteiro e a bola passou por baixo de Buffon, aos 18 do segundo tempo.
Pela Itália, Cerci, pela direita, e Osvaldo, pelo meio, eram os mais perigosos. O primeiro foi o responsável pela melhor chance dos italianos. Aos 3 minutos de jogo, ele acertou o travessão em cruzamento despretensioso, surpreendendo a defesa espanhola. No rebote, porém, os italianos não aproveitaram a chance.
O amistoso fez parte da preparação das duas seleções para a Copa do Mundo. Atual campeã, a Espanha terá pela frente no Grupo B a Holanda, rival derrotada na final de 2010, o Chile e a Austrália. A Itália terá um desafio ainda mais complicado. No Grupo D, o "da morte", vai enfrentar Inglaterra, Uruguai, ambos campeões mundiais, e Costa Rica.
 
 
Agência Estado

10ª Copa Municipal de Futsal de Santana do Seridó terá prosseguimento neste final de semana com a 4ª rodada


A 10ª Copa Municipal de Futsal de Santana do Seridó terá prosseguimento neste final de semana com realização de três jogos válidos pela a 4ª rodada, confira:

Sexta-feira, 07/03/2014:

20:00 H: Cruzeiro X JVC

Sábado, 08/03/2014:

19:20 H: Mineração Prime X Sport
20:10 H: Escolinha X 09 de Abril 

Veja a classificação:

1º 09 de Abril: 07 pontos;
2° Escolinha: 05 pontos (Saldo de 04 gols positivos); 3º Sport: 05 pontos (Saldo de 03 gols positivos); 4º Cruzeiro do São Bento: 04 pontos; 5º Mineração Prime: 03 pontos; 6º JVC: 00 ponto.

Portal Esporte São José do Sabugi

Campeonato Pernambucano: Vitor Caicó marca um e Salgueiro vence o Nautico dentro da Arena Pernambuco


Pernambucano 2014, 5ª rodada: Náutico x Salgueiro. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
Quarta-feira de Cinzas, jogo às 22h, com transmissão aberta na televisão e em São Lourenço da Mata…
Nem mesmo a liderança e as duas vitórias consecutivas, incluindo um clássico, conseguiram dobrar o torcedor alvirrubro num cenário tão adverso.
Foram apenas 1.801 testemunhas na Arena Pernambuco.
Quem foi, esperava um Náutico com movimentação, força ofensiva, como duas últimas apresentações. No entanto, o Timbu encontrou uma marcação encaixada do Salgueiro, com três volantes. Apesar do sistema, o time sertanejo também se lançou ao ataque.
A proposta do visitante se manteve durante todo o jogo. E ainda alcançou o objetivo, de buscar um golzinho.
Aos sete minutos do segundo tempo, num belo lançamento – mas com a colaboração no corte falho de Luiz Alberto, Vitor Caicó invadiu a área, driblou o adversário e tocou para o gol vazio. Uma vantagem para tirar Lisca do sério.
O treinador alvirrubro mexeu na equipe logo depois, com o objetivo de dar mais mobilidade ao meio-campo – como a saída e Marcus Vinícius para a entrada de Roberson.
Apesar da vontade, o Timbu não conseguiu reagir. Pior, nos descontos, Luiz Alberto voltou a falhar, cometendo pênalti em Fabrício Ceará. O mesmo bateu, 2 x 0.
Num cenário quase inóspito, o Náutico sofreu a sua primeira derrota na competição.
Ao Salgueiro, a primeira vitória de um time do interior na Arena. Mesmo sem público.

Blog de Esportes

Após perder Paulo Júnior, Sousa age rápido e anuncia seu novo treinador



Após perder o técnico Paulo Júnior (alegou que voltaria a trabalhar como funcionário público e no DETRAN/PE) e toda sua comissão técnica, o Sousa agiu rápido e já tem novo comandante: Danilo Augusto, que estava treinando o Tiradentes/CE.
Como jogador, conhecido pelo apelido de "Baratinha", Danilo atuou durante 10 anos no Ferroviário. Começou nas escolinhas corais com 13 anos e por lá ficou até os 23. Depois passou por outras oito equipes, dentre elas Ceará, Fortaleza, América de Natal e Guarani/SP, fazendo parte do time campeão brasileiro em 1977.
Iniciou a carreira de treinador em 1990, dirigindo equipes do interior cearense. Em 1995, chegou ao comando técnico juvenil do Ferrão, conquistando o Campeonato Cearense de forma invicta. Chegou a ser auxiliar técnico da equipe profissional que, também naquele ano, conquistou o Estadual. Contratado pelo Fortaleza, dirigiu o tricolor do pici no Campeonato Brasileiro da Série C.
Em 1996, iniciou o Campeonato Cearense dirigindo a equipe do Ceará, saindo de lá invicto e em seguida assumindo o Ferroviário, onde conquistou o 3º turno da competição. Levou a equipe coral ao vice-campeonato, sendo derrotado na final pelo próprio Ceará.
Em 1997, teve uma experiência internacional, dirigindo o Quedar, da 1ª divisão da Malásia. Voltou ao time do Ceará em 1998, dirigindo o time que sagrou-se tetra-campeão cearense. Antes de, mais uma vez, treinar o Ferroviário em 2002, na excelente campanha pelo Campeonato Brasileiro da Série C, passou por clubes de Pernambuco e Maranhão.
Treinou ainda clubes da Bahia, do Piauí e do Paraná. Em 2008 fez um grande campeonato cearense pelo Boa Viagem, e nos dois últimos anos subiu, em ambos, de divisão no estado do Ceará. Levou o Nova Russas da 3ª para a 2ª em 2009, e o Tiradentes da 2ª para a 1ª em 2010. Agora, Danilo aceita o desafio de assumir o Sousa no restante do Paraibano 2014.

Por Dayvson Victor
PARAIBÃO FC

05/03/2014

Campeonato Paraibano: Paulo Junior pede demissão e Sousa deverá anunciar outro técnico até sexta



A “dança” dos técnicos segue no Campeonato Paraibano. Depois de Campinense e Santa Cruz de Santa Rita, que trocaram seus comandos, o Sousa também terá que contratar um novo treinador para o restante da competição. É que Paulo Júnior decidiu entregar o cargo nesta quinta-feira à tarde, alegando ter que voltar a trabalhar em Recife, onde é funcionário público.
A informação foi confirmada pelo supervisor Rafael Abrantes. De acordo com o dirigente, além do treinador, o auxiliar Vanderlando e o preparador físico Genivaldo Arruda, também pediram para acompanhar Paulo Júnior.
- Paulo Júnior nos procurou e falou de sua situação. Ele disse que foi convocado para voltar a trabalhar no Recife, já que é funcionário da prefeitura - comentou o dirigente.
Rafael informou que até esta sexta-feira a diretoria deverá anunciar o novo comandante para o restante do campeonato. Paulo Júnior deixa o Sousa na liderança da fase, com 24 pontos, e a condição de único invicto do competição.
O Dinossauro ainda tem dois jogos para disputar, contra Auto Esporte e Atlético de Cajazeiras, em datas a serem marcadas pela Federação Paraibana de Futebol.

Globoesporte.com/PB

Sócio-torcedor não vinga na Paraíba e clubes deixam de faturar renda extra




O Movimento Por Um Futebol Melhor, idealizado por 14 megaempresas brasileiras para alavancar o número de sócios-torcedores nos 45 maiores clubes do Brasil, e assim aumentar as receitas nestas agremiações, comemora o primeiro ano de existência, invocando o que eles chamaram de “números expressivos” sobre o projeto. Os organizadores informam que os sócios-torcedores dos clubes, somados, já passam de 700 mil, gerando uma receita total de R$ 100 milhões. Mas alheios a tudo isto os clubes paraibanos que participam do projeto (Botafogo-PB, Campinense e Treze) não conseguem explorar dele todo o seu potencial.
RANKING DO MOVIMENTO

pos.     clubes                  sócios
1º          Internacional       113.695
2º         Grêmio                   75.269
3º         Flamengo              63.503
...                    ...                    ...
35º       Botafogo-PB         739
37º       Campinense         580
44º       Treze                      16
Os três clubes da Paraíba ocupam posições na parte de baixo do “torcedômetro”, o ranking do Movimento que quase que diariamente é atualizado com o número de sócios-torcedores adimplentes de cada clube. O Belo, por exemplo, o melhor entre os times locais, é apenas o 35º colocado, com 739 associados em dia. A Raposa, por sua vez, é o 37º, com 580. Mas a situação mais precária é a do Galo, que tem irrisórios 16 associados e ocupa a penúltima colocação (à frente apenas do modesto Sertãozinho, do interior paulista, com 10).
A disparidade é grande. A título de comparação, o primeiro lugar da lista é o Internacional, que hoje tem 113.695 associados. Ele é seguido pelo arquirrival Grêmio (75.269) e pelo Flamengo (63.503). São clubes grandes, é verdade, bem maiores do que Belo, Raposa e Galo, mas as equipes paraibanas também ficam atrás de times de mesmo porte, como, por exemplo, Fortaleza, Ferroviário e CSA.
Para entender o aparente problema que afeta os paraibanos, a reportagem conversou com representantes dos três clubes paraibanos que participam do Movimento Por Um Futebol Melhor, para que todos falassem sobre o projeto e sobre o que farão em 2014 com relação aos seus respectivos programas de sócios-torcedores. E os discursos que os três clubes adotam refletem na posição de cada um no ranking.
01
no topo, botafogo adota discurso ousado
Isto porque, dos paraibanos, o discurso mais ousado é o do Botafogo. O presidente Nelson Lira declara, por exemplo, que o clube quer até outubro saltar para mais de três mil sócios-torcedores, colocando o time de João Pessoa na lista dos 30 primeiros da lista. Ele avisa ainda que neste mês de março deve iniciar uma nova campanha, ainda maior que as anteriores, para que o torcedor se associe. E provoca os rivais:
- Para mim não é surpresa o Botafogo ser o primeiro lugar entre os paraibanos. E vai continuar sendo. Porque levamos este projeto muito a sério, já que nos permite ter uma renda fixa, mesmo quando estamos sem atividades - declara.
Ele pondera ainda que, no caso do Belo, o torcedor tem uma vantagem a mais que a maioria dos outros clubes, já que o sócio-torcedor botafoguense passa a ter voz ativa também na vida política do clube.
- Diferente de muitos clubes que tem aí, nosso sócio-torcedor tem direito a votar e ser votado. Ele passa a ter voz ativa. E isto é muito bom - completou.
Torcida compareceu em grande número e fez uma linda festa nas arquibancadas do Almeidão (Foto: Rammom Monte / GloboEsporte.com/pb)Com torcida de volta aos estádios, o Belo é o melhor paraibano no ranking (Foto: Rammom Monte / GloboEsporte.com/pb)
02
sem jogar, campinense perdeu sócios
O Campinense, por sua vez, culpa o insucesso que o time teve no segundo semestre de 2013, quando o time ficou sem calendário, pelo aumento da inadimplência dos torcedores. O diretor de comunicação do clube, Tiago Melo, explica que a Raposa chegou a ter mais de 1.300 sócios-torcedores em dia no ano passado, após uma arrojada campanha de marketing que fez, mas depois este número caiu.
- Existe uma cultura no torcedor da Paraíba de só ajudar quando o clube está bem. Isso tem que mudar. O clube precisa de até mais ajuda nos piores momentos, que é para ser ajudado a se reerguer - lamenta o dirigente.
Assim, ele diz que a Raposa em 2014 vem inicialmente fazendo um trabalho pelas redes sociais e contactando um a um o torcedor inadimplente para convencê-lo a voltar a contribuir mensalmente com o clube.
- Estamos mostrando ao torcedor os benefícios que ele tem com o Movimento e os descontos que tem na compra de ingresso quando vira um sócio-torcedor em dia. A princípio, portanto, nosso foco está naquele torcedor que já é sócio, mas não vem pagando o benefício mensalmente - explica.
Ele destaca que o objetivo do clube raposeiro é, com o dinheiro do sócio-torcedor, continuar a pagar as dívidas trabalhistas da equipe, para que no futuro sobre mais dinheiro para o time montar equipes cada vez melhores.
Torcida do Campinense no Amigão (Foto: Phelipe Caldas/Globoesporte.com)Em campo, a torcida do Campinense apoiou Na Copa do Nordestão, em 2013 (Foto: Phelipe Caldas / GloboEsporte.com)


03
para treze, sucesso só com parceiros
O Treze, por fim, o time com pior desempenho dentre os paraibanos, adota um discurso de extremo pessimismo. Num caminho completamente inverso, o presidente Eduardo Medeiros diz que a única forma que teria para montar uma estrutura profissional para o sócio-torcedor do Treze seria fazendo uma parceria com uma empresa que quisesse tocar e executar o projeto. Mas, segundo ele, esta ideia esbarra numa “mentalidade equivocada” que existe internamente no clube.
- O clube não tem competência ou condição para gerir um projeto desse com o profissionalismo que se exige. Caso se aventure, terá prejuízo. E a saída seria uma parceria com uma empresa que tenha mais experiência. Pena que existe uma cultura no Treze que acha que parcerias trazem prejuízo. Se a gente entrega o projeto para uma empresa parceira, acham logo que estamos roubando - declarou Eduardo de forma franca.
Ele explica ainda que, além de tudo isto, o Treze teve um ano atípico em 2013, devido aos problemas que, segundo ele, foram encontrados pela atual gestão.
- O ano passado não é referência para o Treze. Assumimos um clube quebrado e com dívidas na casa de R$ 8 milhões. Tivemos que arrumar a casa. E por isto o projeto de sócio-torcedor não foi prioridade - admite.
Mas engana-se quem espera um ano melhor para o Galo no que diz respeito ao Movimento. Eduardo Medeiros mais uma vez diz sem meias palavras que a situação não deve melhorar muito.
- Para 2014 o problema segue, porque a cultura 'antiparceria' segue. O calendário cheio que teremos vai minimizar muitos dos problemas, mas não acredito que consigamos algo muito diferente no que diz respeito ao programa de sócio-torcedor - conclui.
Treino do Treze (Foto: Nelsina Vitorino / Jornal da Paraíba)Diretoria do Treze admite não ter como priorizar o programa de sócio-torcedor (Foto: Nelsina Vitorino / Jornal da Paraíba)
04
como funciona o movimento
A ideia do Movimento Por Um Futebol Melhor é simples. Todas as empresas parceiras dão descontos automáticos ao sócio-torcedor, que pagam menos por produtos que vão desde refrigerante e cerveja, passando por produtos alimentícios e de higiene pessoal, até combustível e revistas. Assim, a tendência é que o clube consiga aumentar o número de sócios, que por sua vez compra mais os produtos que lhe dão vantagens, num ciclo em que todos sairiam ganhando.
- Oferecemos um 'pacote de serviços' em que, nas compras do dia a dia, o torcedor economiza por mês mais do que paga como mensalidade ao clube. Nosso slogan atual é “não tem como não ser sócio”. Mas se a gente pensar bem, é até estupidez não ser sócio - declara Marcel Marcondes, diretor da cervejaria que lidera o movimento.
Para mim não é surpresa o Botafogo ser o primeiro lugar entre os paraibanos. E vai continuar sendo. Porque levamos este projeto muito a sério"
Nelson Lira,
presidente do Botafogo
Ele diz ainda que o número total de sócios ainda é pequeno para a quantidade de torcedores que cada um destes clubes possui (0,2%), e aumentar esta proporção é a próxima meta do movimento. Mesmo que, a preço de hoje, os números já sejam responsáveis por um faturamento que não pode mais ser descartado.
No caso do Flamengo, por exemplo, o presidente Eduardo Bandeira de Melo diz que o programa de sócio-torcedor do Rubro-Negro já representa a terceira maior fonte de renda do clube, atrás apenas dos direitos de transmissão e da verba repassada pelos patrocinadores. E que, se a projeção para 2014 sobre o aumento do número de sócios for alcançada neste ano, a receita advinda do movimento “roubará” o segundo lugar da verba de patrocínios.
- O Flamengo projeta lucrar R$ 45 milhões apenas em 2014 com isto - aposta.

Globoesporte.com/PB